Tiramisu é uma expressão que a gente pode traduzir como “me levanta” ou “me puxa pra cima”. A sobremesa tem esse nome porque o café, o açúcar e o cacau, juntos, são uma verdadeira bomba de energia.
Já a origem da receita é confusa: cada estudioso de culinária diz que o tiramisu surgiu num restaurante diferente. Mas todos concordam que foi em algum restaurante do norte da Itália, perto da cidade de Treviso.

Para o biscoito savoiardi você vai precisar de:

  • 4 ovos
  • 4 colheres de açúcar
  • 4 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como preparar:

Bata os ovos com o açúcar e a essência até formar um creme bem fofo. Ele triplica de tamanho e fica bem clarinho.

Retire da batedeira, peneire a farinha e o fermento e acrescente a mistura de ovos. Misture delicadamente, muito delicadamente, puxando a massa pelas bordas, de cima para baixo, até que a farinha esteja totalmente incorporada. Muito cuidado para não deixar grumos de farinha, e muito menos tirar o ar da massa.

Com o auxílio do saco de confeitar, pingue os biscoitos no papel manteiga – eles se parece muito com o biscoito champagne. Polvilhe açúcar por cima da massa e leve ao forno a 180 ºC por aproximadamente 10 minutos. Vai variar de acordo com cada forno.

Retire e deixe esfriar.

Para o creme você vai precisar de:

  • 300 g de queijo mascarpone
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 150 g de açúcar
  • 4 gemas
  • Cacau em pó para polvilhar

Como preparar:

Bata as gemas com o açúcar até formar um creme branco e fofo.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly – cuidado para não passar e virar manteiga, quando ele começar a formar picos já pare de bater. Lembre-se que ainda vamos misturar com o creme de ovos.Acrescente o mascarpone e por último o creme de ovos.

Misture delicadamente e reserve.

Para a calda você vai precisar de:

  • 2 copos de café
  • 1 cálice de conhaque ou izidro (opcional)
  • Biscoito savoiardi ou champagne

Como montar:

Misture o café com o vinho.

Se for desenformar, separe uma travessa com aro removível. Se não for, sirva de preferência em uma travessa de vidro – as camadas são muito bonitas. Banhe os biscoitos rapidamente; não deixe no café, apenas mergulhe e retire imediatamente, e disponha com a parte do açúcar virada para baixo, um bem perto do outro, até completar a camada inteira.

Coloque uma camada de creme de aproximadamente um dedo, polvilhe o chocolate em pó, repita a camada de biscoito banhado no café e finalize com o creme.

Não esqueça de acompanhar o Bake Off BrasilMão na Massa, aos sábados às 21:30 no SBT.

Veja Também:

21 Comments

  1. No programa, vc mencionou a falta chocolate entre as camadas do tiramissu de um dos participantes e disse que não era só decoração. Na sua receita, onde entra o chocolate ?? Não encontrei no modo de fazer !!!

    1. O cacau/chocolate em pó é polvilhado entre as camadas, realmente na receita não tinha colocado, mas é muito importante, já atualizamos a receita com a montagem correta!

  2. Carol, boa noite!

    Posso usar gema pasteurizada? Se sim, qual a medida.
    Obrigada

    1. Pode sim, cada gema pesa em media 20g, então é só converter a quantidade de gemas. Na minha receita, por exemplo, são 8 gemas, o equivalente a 160g de gema pasteurizada. Bj

      1. Sua receita leva 4 ovos e não oito. Qual é a quantidade certa? Fiz com 4 ovos.

      2. 4 ovos para o biscoito e 4 para o creme! bjo

  3. Ola , na minha cidade nao encontro este queijo, vi uma receita na net , que posso usar cremychesse filadelfia , sera que gdar certo

    1. vc pode fazer sim, o mascarpone é dificil de se achar, porem é o q se usa na receita tradicional. mas vc pode fazer com cream cheese q ficara gostoso! bjo

  4. Olá, tenho uma dúvida. O café é adoçado? Obrigada.

    1. nao precisa… cafe puro! bjo

  5. Maria Fernanda Lattanzi

    Carol, bom dia! Essa receita serve quantas porções?

  6. a receita do creme mascarpone é perfeita, mas os biscoitos savoiardi qndo esfriaram pareciam maria mole… acabei usando bolo no lugar dos biscoitos.

    1. o bolo tb funciona, o biscoito tem q ficar bem douradinho e depois de esfriar colocar ele num pote fechado. Estranho parecer maria mole! como vc fez? bjo

  7. Olá Carol, no lugar do conhaque posso usar rum ou vinho?

  8. Olá Carol, tem algumas receitas que não contém ovo. Poderia fazer sem?

    1. vc pode fazer o creme somente com o creme de leite e o mascarpone! Mas na massa do biscoito vai ovos! se optar por isso, bata o creme de leite fresco com o açúcar ate ficar em ponto de chantili , acrescente o mascarpone delicadamente.
      bjo

    2. pode sim. faca somento com creme de leite, acucar e o mascarpone. bjos

  9. Carol a nata bate chantilly? Se sim quanto tempo mais ou menos?

    1. como a nata ja é mais firme, nao precisa bater muito, so misturar o acucar. bj

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: