1° Temporada Receitas Receitas Bake Off

Torta Regina

Essa torta me lembra meu avô materno – em todos os aniversários íamos à confeitaria Di Cunto, que já tem 60 anos de tradição, comprar a famosa Torta Regina!

A história da torta me encanta: quando Alfredo Di Cunto a criou, ele misturou ingredientes e técnicas clássicas da confeitaria, profiteroles, creme de confeiteiro, caramelo, pão de ló e chantilly. O formato que lembra uma coroa e a cobertura que se assemelha a fios de ouro não deixaram dúvida: Regina (rainha em italiano) seria seu nome! A Rainha das Tortas.

Vale a pena visitar e provar os deliciosos produtos dessa confeitaria!  www.dicunto.com.br

Para os profiteroles você vai precisar de:

  • 150 ml de leite ou água
  • 150 g de farinha
  • 100 g de manteiga
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos grandes

Leve o leite e a manteiga picada para ferver.

Misture a farinha, o açúcar e o sal e jogue de uma só vez ao leite fervendo.

Mexa bem. A massa é pesada, mas precisa mexer bem.

Quando formar uma bola de massa e soltar do fundo, retire da panela e coloque em uma superfície fria para esfriar.

Quando estiver de morno pra frio, coloque na batedeira e vá adicionando os ovos um a um.

Muito cuidado no último ovo. Veja a textura da massa e faça o teste: pegue uma boa quantidade com uma colher; ela não deve escorrer imediatamente, mas quando escorrer deve formar um véu!

Quando chegar nesse ponto, retire da batedeira. Coloque em um saco de confeiteiro, ou, com duas colheres, coloque em uma assadeira com papel manteiga em tamanhos iguais. Leve ao forno pré-aquecido até que ambas as partes dourem e inflem bem!

Quando estiverem prontas, desligue o forno, entreabra a porta e deixe esfriar.

Para o pão de ló você vai precisar de:

  • 6 ovos
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 6 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Bata na batedeira os ovos e o açúcar até que forme um creme firme, aproximadamente 10 minutos. Peneire a farinha e o fermento e acrescente delicadamente aos ovos. Coloque na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por aproximadamente 30 minutos.

Para o creme de confeiteiro:

  • 500 ml de leite
  • 100 g de açúcar
  • 3 gemas
  • 1 ovo inteiro
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 50 g de manteiga
  • Essência de baunilha ou meia fava de baunilha

Ferva o leite com a manteiga (se for usar a fava, abra no meio, raspe com uma faca e ferva junto). Em outra vasilha, misture o amido de milho, açúcar e gemas.

Misture bem uma parte do leite fervendo à mistura de gemas.

Volte tudo para o fogo e deixe engrossar sem parar de mexer. Se puder usar um batedor de arame é melhor ainda.

Finalize com a essência de baunilha (se não tiver usado a fava). Retire da panela imediatamente e deixe esfriar coberto com filme plástico colado no creme.

Chantilly:

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 200 g de açúcar

Misture o creme de leite frio e o açúcar e bata até formar chantilly. Bata com cuidado, na velocidade baixa da batedeira, para não deixar o creme passar e virar manteiga!

Calda:

  • 200 g de açúcar
  • 30 ml de água
  • 20 ml de rum

Leve tudo para o fogo até formar uma calda fina!

Caramelo:

  • 1 kg de açúcar
  • 300 ml de água
  • 30 g de glicose

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio (160 ºC) sem mexer, até que chegue no ponto do caramelo

Montagem

Corte o pão de ló em três partes (as camadas ficam finas). Umedeça a massa com a calda de açúcar e coloque uma camada de creme de confeiteiro. Repita o processo com a segunda camada e a terceira. O creme da ultima camada servirá para grudar os profiteroles.

Recheie os profiteroles com o chantilly e disponha por todo o topo do bolo.

Faça o caramelo, desligue o fogo e aguarde 5 minutos. Com uma escova ou pente de confeiteiro (uma ferramenta que consiste em vários dentes, como uma escova mesmo, de alumínio ou inox), cubra a torta toda com fios de caramelo. Muita atenção para não deixar o caramelo muito quente e acabar caramelando o bolo – o caramelo precisa estar um pouco mais morno para formar o fio perfeito.

Cubra tudo com o caramelo até que não apareça mais nenhuma parte da torta.

Sirva em no máximo 3 horas.

Você também pode gostar...

29 Comments

  1. Assisti ontem a final do Bake Off BR e me apaixonei pela torta.
    Espero em breve poder fazer uma igual.

    1. Elisama, essa torta é apaixonante mesmo, ela é bem difícil e técnica, muitas etapas… Com treino com certeza ficara igual!!! bj grande e manda fotinho quando fizer!!!!

  2. Mhayara Aghata Zancani says:

    Olá Carol sou sua fã, não perdi um Bake Off brasil mão na massa.
    e sempre venho aqui ver suas receitas e amo quando vc posta videos de como fazer a Torta Regina è bem complexa, posta video dela por favor!!!
    Bjus

    1. Mhayara, que bom que gosta, tão bom saber disso! A torta Regina realmente é supercomplicada, varias etapas e bem técnica! Vou ver se faço um vídeo dela sim!!! bjo e muito grata pela mensagem

  3. Parabéns pela sua conduta no programa, adorei tudo e principalmente essa torta, mas não tenho coragem de fazer, e muito legal a sua atenção, beijos.

    1. Muito obrigada, essa torta é realmente difícil e trabalhosa. Mas tem diversas outras receitas deliciosas e fáceis por aqui e no meu canal do YouTube! bjos

  4. Onde encontrar essa torta para comprar.

    1. Essa torta é da confeitaria Di Cunto (www.dicunto.com.br), existem alguns endereços, procure lá no site! bjo

  5. ai faz um vídeo mostrando como que faz essa camada de caramelo ?

    1. Estou pensando em fazer sim! Bjos

      1. Muriel says:

        Obrigado por me responder. Hoje eu comprei os ingredientes. Sonho com essa torta

  6. Oi Carol, adoro suas receitas e mais ainda os seus vídeos no YouTube. Nos ensina o passo a passo dessa torta através de vídeo no seu canal do YouTube, porfavor. 👑👑👑👍👍👍. Beijos 😘😘😘😘

    1. Que bom que gosta! Estou pensando em fazer sim!!! Bjos

  7. Linda essa torta e parece ser muito gostosa.
    Tem uma maneira de fazer os fios de caramelo sem a escova ou pente de confeiteiro?
    Abraços!

    1. Você pode fazer com um garfo ou palito de churrasco! Um pouco mais trabalhoso, mas da certo!

  8. Alcione lopes says:

    Olá Carol,bom dia!!!Amo a confeitaria e me apaixonei de uma forma muito doce pela torta Regina.VC colocará vídeo???Rsrsrsrs. ….
    Parabéns, seu trabalho é espetacular e vc é doce simpática.

    1. Estou pensando em fazer sim!!! Que bom que gostou!!! Bjos

  9. Oi Carol!
    Adorei essa torta. É linda e apetitosa! Obrigada por ensinar essa receita para as cozinheiras atrevidas e curiosas por sabores como eu! Você é maravilhosa…
    Estou de dieta, mas fiquei morrendo de vontade de fazer essa torta para o aniversário da minha mãe na próxima semana… Será que dou conta?
    Adoro confeitar, mas não tenho muita técnica, só o felling mesmo… rsrs
    Fiquei com algumas dúvidas:
    Acha que dá para variar o recheio do bolo sem desarmonizar com os demais sabores da torta? Minha mãe adora recheio de doce de leite com nozes… e já me pediu isso para o bolo dela! Dá para trocar o creme de confeiteiro por esse recheio?
    Outra dúvida: posso fazer o bolo no dia anterior e deixar na geladeira para fazer a cobertura no dia seguinte? Como minha mãe mora longe, geralmente faço a torta na minha casa no dia anterior e deixo para confeitar quando chego lá.
    Mais uma dúvida: Posso armazenar na geladeira o que sobrar da torta ou isso deixará o caramelo e o profiteroles muito duros ou borrachudos? Como você sugere armazenar?
    Obrigada! Sucesso para você.
    Beijos…

    1. vamos la, complementando sua pergunta… Muito bem… q bom q vc se encorajou!!! com certeza ira ficar uma delicia com doce de leite e nozes. pode montar um dia antes sim, somente os profiteroles eu recomendo rechear no dia, o chantilly de um dia para o outro nao fica bom. monte o bolo com o doce de leite e nozes, leve os profiteroles prontos e na hr vc bate o chantilly e finaliza com o caramelo. so tome cuidado, pois o caramelo tende a derrete se nao chegar no ponto certo, não esqueça da glicose no caramelo.
      vc pode armazenar na geladeira, porem o caramelo segura no maximo 4 hrs, o bolo continuara gostoso, porem o caramelo ira derreter. os profiteroels nao ficarao borrachudos, nao se preocupe. bjos e me conte como ficou

  10. Carol, obrigada por esta receita!
    Vi que é bem difícil, mas me senti desafiada a fazê-la para o aniversário da minha mãe na próxima semana!
    Tenho algumas dúvidas.
    Você acha possível usar outros recheios? Minha mãe adora recheio de doce de leite com nozes e já me pediu para fazer este recheio em seu bolo. O que você acha? Essa opção ficaria harmoniosa com os demais sabores?
    Como minha mãe mora em outra cidade, costumo montar o bolo no dia anterior dentro de uma assadeira forrada com papel alumínio, deixo na geladeira. E no dia seguinte quando chego lá, faço a confeitaria. Dá para fazer o mesmofmmgjchbvc x sff

    1. Muito bem… q bom q vc se encorajou!!! com certeza ira ficar uma delicia com doce de leite e nozes. pode montar um dia antes sim, somente os profiteroles eu recomendo rechear no dia, o chantilly de um dia para o outro nao fica bom. monte o bolo com o doce de leite e nozes, leve os profiteroles prontos e na hr vc bate o chantilly e finaliza com o caramelo. so tome cuidado, pois o caramelo tende a derrete se nao chegar no ponto certo, nao esqueca da glicose no caramelo. bjos e me conte como ficou

  11. Boa noite Carol,gostaria de saber na onde compro esse pente,pois moro no interior de são Paulo e aqui não temos,obrigado

    1. olá, você pode pesquisar na internet. http://busca.lojabondinho.com.br/busca/pente.aspx?q=pente , nesse eu sei que vende esse tipo, mas existem diversos outros para pesquisar! bjo e espero ter ajudado.

  12. Excelente receita, bolo maravilhoso!
    Esse aqui não fica atrás também não http://casadasreceitas.com.br/receita/bolo-capixaba+27798.html

  13. A onde encontro para comprar a torta Regina em São José dos Campos.
    Grata

    1. vixi, nao sei, da uma pesquisada, quando vier para SP vc encontra nas lojas do DiCunto! bjo

  14. Natália Marques says:

    Carooool!!!
    Sou super fã sua! Amo sua apresentação no programa!
    Quero muito tentar fazer a torta Regina e gostaria infinitamente de ver um vídeo teu mostrando como fazer!
    Bjs!

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading