A receita de hoje é simples, saborosa e muito apreciada! Foi a prova Técnica do 3º episódio do Bake Off Brasil – Mão na Massa/SBT, ou seja, estamos falando do delicioso Pão de Queijo.

Aliás, sabe por que o pão de queijo não leva farinha?

Antigamente, chegava muita farinha ruim nas fazendas de Minas Gerais, por isso, as cozinheiras acabavam trocando a farinha por polvilho e misturavam na receita o queijo feito nas próprias fazendas.

Experimente essa receita e faça sucesso!

Você vai precisar de:

  • 400 g de polvilho doce
  • 600 g de polvilho azedo
  • 500 g de queijo meia cura
  • 400-500 ml de leite
  • 50 g de manteiga
  • 200 ml de óleo
  • 4 ovos grandes
  • Sal

Como preparar:

Leve para aquecer o óleo e a manteiga (amornar por uns 5-7 minutos). Misture os polvilhos e escalde, misturando com o óleo e a manteiga aquecidos. Deixe uns 10 minutos para amornar.

Esfarele com as mãos e adicione o queijo ralado. Misture os ovos e dê o ponto da massa com o leite. Acrescente sal se necessário!

Faça as bolinhas e leve para a geladeira por uns 30 minutos, se tiver esse tempo. Leve ao forno a 180 ºC e deixe até dourar e assar completamente.

Se puder usar ovos caipiras, fica bem mais saboroso!

Não perca o próximo episódio, sábado às 21:30 no SBT.

Veja Também:

15 Comments

  1. Humm. Deu água na boca.
    Posso usar margarina com sal invés de manteiga? Tem diferença?
    Bjs sucesso

    1. A manteiga é sempre melhor, além de dar sabor a massa. Porém, se você tem alguma intolerância à lactose pode substituir sim!

  2. Pq vc nao aquece o leite com o oleo e escalda?? Queria entender, pq a maioria das receitas faz desta forma. Vou testar a receita e te falo. Adorei! Ob!

    1. Maria, existem diversas versões e modos de preparos de pão de queijo, essa receita, da certo tanto escaldando só com a gordura como com o leite também, sinto uma pequena diferença na hora de assar, mas teste dessa forma, e me diga o que acha, gosto dos dois jeitos e de mais um monte de receitas diferentes de pão de queijo.

  3. Carol, há muito tempo atrás, era comum de achar a farinha de araruta. Hoje, raridade. Vendem inclusive um polvilho que chamam de araruta, que acho falsificado. No entanto, em Minas e alguns locais do Brasil, pode-se achar a araruta como farinha. Usando uma pequena porção junto aos polvilhos comuns, fica um pão de queijo sem precedentes!!
    Abs

    1. Jose, que dica ótima, vou procurar por aqui e testar! Muito obrigada, adoro poder trocar experiências!!!!!

  4. Não se usa fermento ?

  5. Carol, é possível substituir por outro queijo? Se sim, quais?

    1. sim, so precisa ser um queijo firme. bjos

  6. Caso eu opte pelo queijo parmesão ,qual a quantidade?

  7. Boa noite, Carol!
    Como sei que a massa esta no ponto? Essa massa pode ser congelada?

    1. pode sim. quando ela estiver dourada e assada. depende do tamanho do pao de queijo e do forno. Teste. bjo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: